Cartografia
Home

Sistema de Informação Geográfica (SIG)
ou Geographic Information System (GIS)

Nossa empresa possui conhecimento e usa ferramentas adequadas (hardware, software e informações espaciais) para analisar, gerir ou representar o espaço e os fenômenos que nele ocorrem.

 

A Palessa Engenharia de Corrosão aplica os SIGs para levantar características de um lugar (LOCALIZAÇÃO), verificar o cumprimento das condições impostas a objetos (CONDIÇÃO), comparar situações temporais ou espaciais distintas de uma determinada característica (TENDÊNCIA), calcular os melhores caminhos entre dois ou mais pontos (ROTA) e gerar modelos explicativos a partir da observação do comportamento de fenômenos espaciais (MODELOS).

 

As ferramentas SIG permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

 

Os SIGs permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota / sensoriamento remoto), informação recolhida com GPS ou obtida com os métodos tradicionais da Topografia.

 

Um exemplo bem conhecido de um proto-SIG é o trabalho desenvolvido pelo Dr. John Snow, em 1854, para situar a fonte causadora de um surto de cólera na zona do Soho em Londres, cartografando os casos detectados. Esse proto-SIG permitiu a Snow localizar com precisão um poço de água contaminado como fonte causadora do surto.

 

Os campos de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica, por serem muito versáteis, são muito vastos, podendo-se utilizar na maioria das atividades com uma componente espacial, da cartografia a estudos de impacto ambiental ou de prospecção de recursos ao marketing, constituindo o que poderá designar de Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão. A profunda revolução que provocaram as novas tecnologias afetou decisivamente a evolução da análise espacial.

 

Topo